Fake news é a criação de informações fraudulentas e duvidosas, com o objetivo de obter vantagens, principalmente, política e/ou econômica. Ela têm sua disseminação favorecida por apelos emocionais, e são compartilhadas 6 vezes mais do que as informações verdadeiras. Atualmente é um termo popular para desinformação. Isso tudo pode vir disfarçadamente de brincadeiras, memes divertidos, notícias fora do contexto ou de títulos que não estão de acordo com o texto da matéria.
Já o fact checking, ou checagem de fatos, muito usado no trabalho jornalístico, é a checagem verdadeira de toda e qualquer notícia, reportagem ou matéria jornalística, com fontes e veículos de informações confiáveis. Essa novidade começou a ter mais destaque para além do jornalismo por diversos fatores como as más práticas jornalísticas, replicando informações sem a devida confirmação, e pela popularização da internet. Apesar da importância das redes sociais na atualidade, elas são as principais responsáveis de notícias nem sempre tão confiáveis.
"MANUAL DE COMO FALAR SOBRE ESCLEROSE MÚLTIPLA NA INTERNET"
#InformaçãoÉOMelhorRemédio
A origem e a veracidade das informações na internet sobre diversos assuntos, principalmente sobre saúde, nem sempre são tão confiáveis.
Por isso, criamos um manual para ajudar você a checar fatos, notícia, reportagem ou matéria sobre Esclerose Múltipla e não cair mais em fake news!
A Esclerose Múltipla é uma doença crônica, inflamatória e autoimune, que afeta o sistema nervoso central.
Isto é, o sistema imune, que deveria proteger o organismo de agentes externos, ataca a bainha de mielina que funciona como uma capa que protege as fibras dos nervos, causando falhas na comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.
Eventualmente pode levar a deterioração ou dano permanente nos nervos.
Os sintomas podem variar muito, dependendo da área do sistema nervoso afetada. Os principais sintomas, se dividem em três categorias:
• SINTOMAS SENSITIVOS: dor, formigamento, fraqueza em partes do corpo;
• NEURITE ÓTICA: visão embaçada, perda visual;
• SINTOMAS MOTORES: Fadiga, dificuldade de caminhar, espasmos, problemas de equilíbrio.
O diagnóstico é feito por neurologistas e baseia-se na análise em conjunto dos sintomas apresentados pelo paciente, somado a exames laboratoriais e de imagem, que auxiliam na exclusão de outras patologias.
O tratamento está focado em diminuir a incidência de exacerbações, retardar a progressão da doença e lidar com os sintomas, e recuperação rápida das exacerbações, também chamadas de surtos.